quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Luisa Ducla Soares

Na aula de hoje lemos o poema de Luisa Ducla Soares "Peguei na Serra da Estrela". Neste poema, a autora brinca com as palavras, mais precisamente com as palavras homónimas. Lembram-se?


Peguei na Serra da Estrela

para serrar uma cadeira

e apanhei um nevão

numa serra de madeira.


Com as linhas dos comboios

bordei um lindo bordado,

quando o comboio passou

o pano ficou rasgado.


Nas ondas do teu cabelo

já pesquei duas pescadas.

Olha para as ondas do mar,

como estão despenteadas.


Guardo o dinheiro no banco,

guardo o banco na cozinha.

Tenho cem contos de fadas,

que grande fortuna a minha.


Com medo que algum ladrão

um dia me vá roubar,

mandei pôr na minha porta

três grossas correntes de ar.


Encomendei um cachorro

naquela pastelaria;

quem havia de dizer

que o maroto me mordia?!


Apanhei uma raposa

no exame e estou feliz:

vejam que lindo casaco

com a sua pele eu fiz.


Entrei numa carruagem

para voltar à minha terra,

enganei-me na estação

e desci na Primavera!


Este poema foi retirado do livro "Poemas da Mentira e da Verdade". Podem ler mais poemas engraçados como este, aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário