sábado, 16 de outubro de 2010

Dia da Alimentação




Somos o que comemos!

Já alguma vez ouviram esta frase? Pois, se a resposta é não, fiquem a saber que ela é uma afirmação verdadeira. Se a nossa alimentação foi saudável, variada, então, seremos saudáveis. Se, em contrapartida, os alimentos que ingerimos têm excesso de gordura e açúcar, por exemplo, iremos, de certeza, ter problemas de saúde.
Ouçam com atenção o que nos diz o actor Diogo Infante.






Aqui se relembram alguns conselhos que ele nos dá:

  • Inicie o seu dia com um pequeno-almoço completo, equilibrado e saudável.
  • Coma de três em três horas. Não salte refeições. Não coma demais.
  • Reduza o consumo de sal. Opte por usar ervas aromáticas e especiarias para que os seus cozinhados fiquem mais apetitosos.
  • Coma mais legumes, mais hortícolas e mais frutas
  • Beba água simples em abundância ao longo do dia! Evite as bebidas alcoólicas.
  • Modere a ingestão de açúcar.
  • Privilegie o azeite, tanto para cozinhar, como para temperar os pratos.

Na Biblioteca da escola,
na categoria 6, podem consultar/ler os seguintes livros:

Recomendações para a Educação Alimentar da População Portuguesa do Conselho Nacional de Alimentação e Nutrição

A Descoberta Dos Sabores de Olga Osswald

Aproveita o que a tua alimentação tem de melhor : Ideias para saborear a vida

Cartilha de alimentação e saúde de Hélio Vecchio Maurício

Nutrição no Desporto de Luis Horta

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Lenda da Europa




Europa era uma linda princesa fenícia. Como ainda não chegara à idade de casar, vivia com os pais num magnífico palácio e tinha por hábito dar longos passeios com as amigas nos prados e nos bosques. Certo dia quando apanhava flores junto da foz de um rio foi avistada por Zeus (o deus supremo) que se debruçava lá do Olimpo observando os mortais. Fascinado com tanta formosura, decidiu raptá-la. Para evitar a fúria da sua ciumentíssima mulher, quis disfarçar-se. Nada mais fácil para quem tem poderes sobre naturais! Tomou a forma de um touro. Um belo touro castanho com um círculo prateado a enfeitar a testa. Desceu então ao prado e deitou-se aos pés da Europa. Ela ficou encantada por ver ali um animal tão manso, de pelo sedoso e olhar meigo. Primeiro afagou-o, depois sentou-se-lhe no dorso e... o touro disparou de imediato a voar por cima do oceano. A pobre princesa ficou assustadíssima. Mas não tardou a perceber que o raptor só podia ser um deus disfarçado, pois entre as ondas emergiam peixes, tritões e sereias a acenar-lhes. Até Posídon apareceu agitando o seu tridente.

Muito chorosa, Europa implorou que não a abandonasse num lugar ermo. Zeus consolou-a, mostrou-se carinhoso, prometeu levá-la para um sítio lindo que ele conhecia fora da Ásia. Prometeu e cumpriu. Instalaram-se na ilha de Creta e tiveram três filhos que vieram a ser famosos. Agora o nome da princesa é que ficou famosíssimo!

Agradou a poetas da Grécia Antiga que passaram a chamar Europa aos territórios para lá da Grécia. E agradou ao historiador Hérodoto, que no séc. V a.C foi o primeiro a chamar Europa a todo o continente.

domingo, 3 de outubro de 2010

De Volta!!

Viva, meninos!
Cá estamos de volta para mais um ano que, espero, seja produtivo para todos.
Estudem, leiam, leiam muito, porque a leitura ajuda a desenvolver o raciocínio, a compreender melhor as coisas, a ir mais além!
O escritor Arturo Perez Reverte diz: “Os livros são portas que te levam para a rua. Com eles aprendes, educas-te, viajas, sonhas, imaginas, vives outras vidas e multiplicas a tua por mil.
Quem te oferece mais por menos?
Servem, também, para manter à distância muitas coisas negativas: fantasmas, saudades, sofrimentos, …
Às vezes interrogo-me, como conseguem superar as coisas, aqueles que não lêem.”